Através da pesquisa de preços realizada pelo órgão público, a Administração Pública conhece os custos para uma futura contratação e dá direcionamento para a verificação das propostas. Por meio do valor estimado oferecido no edital de licitação, que é uma referência para a contratação.
Dessa forma, o procedimento que envolve compras por órgãos públicos, deve possuir alguns princípios para que se mantenha dentro da elaboração do orçamento, de forma prevista por leis e regulações fiscais.
Como fazer uma pesquisa de preços para licitação
O primeiro passo de como fazer uma pesquisa de preços para licitação é ficar atento a diversidade de fontes: para garantir a qualidade dos produtos e serviços e estabelecer um preço médio razoável, é necessário consultar o maior número possível de fontes.
A opção mais conservadora é buscar os fornecedores e entrar em contato com cada um deles para fazer as cotações.
Outra alternativa é incluir pesquisas por meios de compras governamentais, como ComprasNet, plataformas de pesquisas, que devem ser realizados em sites profissionais, desde que todos os meios sejam registrados.
A melhor opção é você usar um sistema de cotação de preços públicos, como exemplo, o Fonte de Preços, sistema que possui as maiores bases do país, faz cotações personalizadas, além de ser o mais completo e mais fácil de usar.
Importante:
Os hábitos e rumos do TCU ditam que a cotação de preços deve contemplar pelo menos três orçamentos distintos. Mas quanto mais fontes, melhor.
Após estabelecer o maior número possível de fontes, devem ser definidos os critérios de pesquisa de preços. A assessoria orçamentária deve sempre respeitar os princípios econômicos.
Deve ser baseado em valores aceitáveis, dentro de uma faixa de preço definida pelo mercado. Ou seja, o preço não pode ser muito inferior ao valor mínimo (geralmente 70% inferior à média), nem muito superior (30%) ao valor máximo constante.
Dessa forma, obtém-se uma média de preços de mercado, o que possibilita identificar propostas superfaturadas ou inviáveis.
Além disso, os critérios para a pesquisa de preços devem corresponder ao tipo de lance. Ainda nas etapas internas do processo licitatório, são estabelecidos critérios objetivos para orientar os contratos de prestação de serviços ou aquisição de bens.
Os critérios possíveis se enquadram em três categorias: melhor tecnologia, que é empregar a tecnologia que oferece a maior capacidade tecnológica reconhecida; custo-benefício (tecnologia e preço); e redução de preço dentro das regras publicadas; esta é a única forma possível nas transações eletrônicas.
Por que realizar a pesquisa de preço antes da licitação
Realizar a pesquisar de preços antes da licitação é importante, para que seja possível realizar a verificação da existência de recursos suficientes, para arcar com as despesas decorrentes de contratação pública. Construindo uma base para confronto e exame de propostas no decorrer da licitação.
Esse é um procedimento comum, que auxilia o órgão público a ter dimensão do custo da licitação e planejar segundo o orçamento que será apresentado.
Assim, escolher uma ferramenta online para esse processo é executar com qualidade a cotação de preços, tendo confiança e segurança em um sistema completo.
Se deseja encontrar uma ferramenta de cotações de preços que traga maior agilidade a sua instituição, queremos que conheça o Fonte de Preços, um sistema com recursos e inovações para o setor público, que apresenta agilidade, competência e tudo que você busca em cotações.
Sistema Mais Completo Para Cotação de Preços Públicos
Com o Fonte de Preços, você conta com a melhor solução para cotação de preços públicos, as melhores bases, funções exclusivas, o melhor suporte e o mais veloz.
Tudo com praticidade e segurança, para você destravar suas licitações e evitar que elas acumulem, além de ter mais celeridade nos processos.
Além disso, com o sistema Fonte de Preços, você poderá contar com uma equipe especializada em pesquisa de preços que poderá te auxiliar com uma cotação personalizada as necessidades do seu órgão. Aquele tipo de cotação que você não encontra em nenhum sistema, no Fonte de Preços você tem a solução. Não é incrível?
Solicite já um teste grátis do melhor sistema de pesquisa de preços para licitação!