ACESSAR
(82) 4009.5090 (61) 99277.1633

BLOG E NOTÍCIAS FIQUE POR DENTRO!

Nova Lei de Licitações é adiada para 2024

31/03/2023 às 08h00

A ministra da Gestão e Inovação do Serviço Público, Esther Dweck, anunciou nesta quinta-feira (30) que a implementação da nova lei de licitações será adiada para 1 de abril de 2024. Originalmente, a lei deveria entrar em vigor no próximo sábado, dia 1 de abril de 2023.

A notícia do adiamento foi dita durante discurso na 24ª Marcha dos Prefeitos, no Distrito Federal. A ministra disse que a legislação foi inovadora em relação à anterior, mas “o prazo para regulamentação acabou sendo muito apertado”.

Na última quarta-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já havia antecipado o anúncio do adiamento da nova lei de licitações.

A legislação pertinente é a Lei 8.666/1993, os prefeitos presentes na Confederação Nacional das Cidades (CNM) solicitaram a prorrogação desta para que os municípios possam se adequar às novidades da nova Lei de Licitações 14.133/2021. Os líderes das cidades dizem que a transição da norma levará mais tempo do que o estipulado anteriormente.

A nova Lei de Licitações 14.133/21

A nova Lei de Licitações foi aprovada nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro (PL), com o objetivo de atualizar as regras que regem a celebração de contratos de serviços e produtos pelo poder público. Substitui a lei em vigor desde 1993 e é uma atualização da Lei do Comércio e do Sistema Diferenciado de Contratações Públicas.

Segundo a ministra, o regulamento deve ser elaborado ainda no primeiro semestre deste ano. "A gente quer fazer isso por meio de consulta pública, a gente quer ouvir você que usa a lei", disse Dweck.

Quanto ao adiamento da lei por um ano, a ministra afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve conhecimento. O que estamos tentando fazer este ano [...] é um grande projeto de capacitação dos servidores dos municípios de utilização da nova lei, que a gente entende que é melhor que a 8.666. Não é um ano pra gente deixar o prazo chegar novamente e não estar preparado", disse ele.

Segundo o novo governo, essa medida vem para capacitar e preparar os órgãos públicos para as mudanças, oferecendo cursos de capacitação e ferramentas para o gerenciamento das licitações.

Enquanto essas mudanças não chegam e a nova lei de licitações não entra em vigor, o que continua em execução é a lei 8.666. Mas se você servidor público deseja começar a compreender melhor a nova lei, queremos te apresentar o Fonte de Preços.

Nova-Lei-de-Licitacoes-e-adiada-para-2024-1.jpg

Sistema Mais Completo Para Cotação de Preços Públicos

Com o Fonte de Preços, você conta com a melhor solução para cotação de preços públicos, as melhores bases, funções exclusivas, o melhor suporte e o mais veloz.

Tudo com praticidade e segurança, para você destravar suas licitações e evitar que elas acumulem, além de ter mais celeridade nos processos.

Além disso, com o sistema Fonte de Preços, você poderá contar com uma equipe especializada em pesquisa de preços que poderá te auxiliar com uma cotação personalizada às necessidades do seu órgão. Aquele tipo de cotação que você não encontra em nenhum sistema, no Fonte de Preços você tem a solução. Não é incrível?

Solicite já um teste grátis do melhor sistema de pesquisa de preços para licitação!